segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Gincana Bíblica

Caçada ao Versículo



Essa é uma brincadeira que você pode fazer quando estiver com o grupo de jovens e a igreja vazia à sua disposição.


Escolha alguns versículos (é interessante que sejam versículos que tenham relação com a lição / estudo da noite). Cada pessoa deve ter uma Bíblia e todos começam sentados na última fileira de cadeiras do templo. Comece a ler o versículo, e não pare de ler o texto até que alguém o encontre na sua Bíblia, fique de pé e comece a ler junto. Essa pessoa que leu corretamente pula uma fileira para frente. Assim continua até a primeira pessoa chegar na fileira de cadeiras mais da frente, vencendo a brincadeira. Ou então divida em times e estabeleça que todas pessoas do time devem chegar à primeira fileira (cuidado que a brincadeira pode se tornar comprida).




Quebra-Cabeça de Balões



Antes da brincadeira, pegue duas fotos / desenhos / versículos bíblicos, recorte em peças como um quebra-cabeça e coloque as peças dentro de balões. Deixe separado de forma que os balões contendo as peças de cada desenho não se misturem.


Divida o pessoal em dois times. Amarre um balão com barbante no tornozelo de cada um. Cuide para um grupo ficar com as peças de um dos quebra-cabeças, e outro grupo com as peças de outro. No JÁ os participantes tentam estourar os balões dos adversários, pisando neles. O grupo que montar primeiro a foto / desenho / versículo que estava dentro dos balões oponentes, vence.


Cante contando


Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo corinho para todos)
Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.
Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.

Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.


OBJETIVO: Mostrar como difícil é servir a dois senhores

Fonte: http://www.ideiasjovemcristao.com.br/brincadeiras_para_jovens.htm


 
Jogos Biblicos: Separe os versos



Escolha vário versos da Bíblia e escreva-os em um parágrafo sem pontuação, de maneira a parecerem uma só frase, embora estranha e sem sentido. Dê a cada participante (ou casal), uma cópia destes versos, para ver quem poderá mais rapidamente pontuá-los corretamente. Damos, a seguir, um exemplo:

E tornando a inclinar-se escrevia na terra vós julgais segundo a carne eu a ninguém julgo mas Pedro o levantou dizendo levanta-te que eu também sou homem e libertados do pecado fostes feitos servos da justiça em Cristo digo a verdade não minto porque também o corpo não é um só membro mas muitos no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

E tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. Mas Pedro o levantou, dizendo: levanta-te, que eu também sou homem. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Em Cristo digo a verdade, não minto. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.



Jogos Biblicos: Palavras que começam com a letra...



Monte | Homem da Bíblia | Mulher da Bíblia | Cidade | Rio


Entregue a cada participante uma folha com colunas e linhas (vide exemplo acima). Escolha uma letra, como por exemplo letra E . Todos deverão tentar escrever o nome de um monte que comece com a letra E, bem como o nome de um homem da Bíblia que comece com E, e assim por diante. Quem terminar primeiro cada letra, vai marcando pontos. Determine o número de pontos que fará com que um participante seja declarado vencedor.



TELEFONE SEM FIO



OBJETIVO : trabalhar os ruídos na comunicação


MATERIAL : humano


DESENVOLVIMENTO : dividir os participantes em dois grupos com igual número de participantes que deverão sentar-se frente a frente em fila. Numa das extremidades, entre as duas fileiras posiciona-se o instrutor. O instrutor deverá então falar uma palavra ou frase no ouvido dos dois primeiros participantes, que deverão passá-la adiante e assim sucessivamente. O último jogador da fileira ao receber a mensagem, deverá levantar a mão acusando seu recebimento e reproduzi-la para sua verificação. Ganha o jogo o grupo que ao final de três partidas fizer o maior número de pontos pela velocidade e precisão.

VARIAÇÃO : em vez de dois grupos pode-se fazer a atividade com todos os participantes conjuntamente, contudo perde-se a característica de jogo por não ter competição.

 A Palavra de Deus que transforma (introdução para lição ou quebragelo)



Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.


Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.


Descrição:


Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa.

Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?

Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?

Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?

Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.

Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16


Nenhum comentário:

Postar um comentário